Luta contra a homofobia na Mostra Cinema
Reinicia hoje (2) a programação da 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em cartaz no Cine Líbero Luxardo até o próximo domingo (5). Na programação de hoje, destaque para o paraguaio “108”, de Renate Costa. Na busca pelos rastros da vida de seu tio, a diretora descobre que na década de 1980, quando o Paraguai vivia sob ditadura comandada pelo general Alfredo Stroessner, ele teria sido incluído em uma das “108 listas de homossexuais”, preso e torturado. O filme teve sua estreia mundial este ano no Festival de Berlim e foi premiado no Bafici, o Festival de Cinema Independente de Buenos Aires.
Fonte:http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-120951-LUTA+CONTRA+A+HOMOFOBIA+NA+MOSTRA+CINEMA.html
Campanha contra homofobia marca o Dia Mundial de Combate à Aids
O Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Pernambuco (Sintepe) promoveu, na tarde desta quarta-feira, no Parque 13 de Maio, uma série de atividades lúdicas para estudantes da rede pública do Recife e Região Metropolitana no intuito de chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado hoje. Organizada este ano sob o tema Educação sem homofobia, a campanha se concentrou no enfrentamento à discriminação de cunho sexual nas escolas.
Durante o evento, coordenadores do Sintepe e professores das escolas distribuíram informativos, preservativos e o tradicional laço vermelho, símbolo de solidariedade e comprometimento na luta contra o vírus. Os estudantes participaram de esquetes teatrais e oficinas sobre prevenção e enfrentamento à violência e receberam orientações sobre a transmissão do HIV.
A ação do Sintepe tem a finalidade de contribuir para que os alunos da rede pública sejam informados dos meios de prevenção, promoção e atenção a saúde. “Precisamos divulgar a prevenção para evitar a proliferação desta pandemia. E fazer com que os soropositivos não sejam discriminados”, disse Marinalva Lourenço, diretora da secretaria geral do Sintepe e da coordenação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas(SPE).A escolha do tema abordado, de acordo com os organizadores do evento, se deu por conta do aumento no número de casos de agressão aos homossexuais. “Levar este assunto para dentro da sala de aula faz com que a violência contra homens que gostam de homens, seja minimizada”, disse Carlos Negromonte, 24, um dos coordenadores da campanha. O evento foi comandado pela drag queen Safira, e teve apoio das secretarias de Educação e de Saúde do estado.
Diogo Franco
Saiba mais: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20101201192410&assunto=71&onde=VidaUrbana

Nenhum comentário:
Postar um comentário